Comprar pela internet cada vez mais caro

A internet facilita a vida de todos que nela estão inseridos, seja você um consumidor ou um comerciante. Este espaço aos poucos vem sendo cada vez mais “preso” pelo governo brasileiro de N maneiras diferentes, com leis que querem te obrigar a postar o seu CPF a cada vez que vai escrever alguma coisa em uma rede social até mesmo encarecer as vendas na internet, através dos sites de e-commerce, com novas tributações e ainda mais complicadas. As grandes empresas tem uma maior facilidade em estar seguindo com as novas tributações, pois estes tem grandes equipes para cuidar de diversos setores, mas ao contrário destes, os pequenos e micros empresários já estão sofrendo um imenso impacto desde o primeiro dia de 2016.

As compras na internet não tem horário de abertura de loja, funcionando 24h por dia a qualquer momento do dia, sem feriado e com um atendimento as vezes mais rápido que as lojas físicas, possuindo até mesmo produtos quase que de forma exclusiva.
Com tudo isso, o aumento das compras pela internet, pela facilidade em receber esses pedidos e as formas de pagamentos muito mais rápidas, sem precisar de filas, atrai cada vez mais compradores.
Um dos grandes diferenciais era exatamente a baixa tributação e isso começa a mudar muito. O ICMS agora se tornou uma briga imensa entre órgãos do governo, representantes do SEBRAE, Ministério da Fazenda e associações em prol do e-commerce.

O que deve acontecer daqui por diante é uma confusão até que tudo esteja bem explicado e regulamentado, o que no Brasil nunca é feito antes de colocar em prática e com isso muitos são afetados de forma errônea e com isso perdendo oportunidades de aquisição ou venda.

É provável, se não certo dizer que é óbvio, que muitos podem fechar seus sites de e-commerce exatamente porque a competição vai ser complicada de se manter, principalmente com as grandes lojas online e os pequenos empresários. As lojas físicas agradecem também esses problemas apresentados nesse começo de ano.

O Brasil que vive tempos péssimos, economicamente e politicamente falando, dá mais um exemplo de que não sabe como melhor a sua saúde financeira sem que isso custe a oportunidade de muitos empresários, mas agora também chegando no mundo digital e destruindo muitas oportunidades de crescimento financeiro de pequenos empreendedores que tinham tudo para poder aumentar os seus negócios com o tempo.
O descaso político continua fazendo estrago e provavelmente não vai parar tão cedo com certeza, não enquanto tivermos sendo controlados por uma corja que não sabe o que está fazendo e com isso prejudicando todas as pequenas oportunidades que se pode encontrar  para sobreviver.

Para saber mais sobre as taxações de ICMS sobre o e-commerce no Brasil, recomendo acompanhar os seguintes sites: E-Commerce Brasil e Profissional de E-Commerce.

Abaixo um vídeo de uma matéria apresentada no Jornal Nacional explicando o caso.

PROMO

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s