Você está adaptado para suportar uma crise profissional?

A crise que passamos, neste momento no Brasil, pode contribuir para que as pessoas compreendam finalmente que tudo está muito além do próprio umbigo.

Quando tudo está ótimo ninguém se preocupa com o currículo, em se atualizar e fazer novas conexões. O nosso networking é um dos passos mais importantes, o qual devemos primeiro sustentá-lo em bons momentos como contatos dinâmicos, mas nos momentos de crise e “vacas magras” é uma de nossas soluções na procura de novas oportunidades. Não podemos lembrar de fazer o nosso networking quando estamos mal, mas sim alimentar os contatos para que sejam mais firmes e fortes nos momentos que eles não são necessários, pois quando for preciso não vai soar como mero pedinte.

Estar de olho em eventos, seminários, exposições, principalmente as voltados para o lado profissional, são de extrema importância. Estes contribuem para mostrar onde se encontram os caminhos certos pelo melhor de sua profissão, afinal de contas em sua cidade pode estar passando por um péssimo momento, em outra região tudo pode estar melhor. Até mesmo lançar olhares para outros países possa ser a solução mais viável, pois a necessidade de imigrantes para alguns países tem sido a única solução para resolver o problema para cobrir a falta de mão-de-obra de muitos setores. Inclusive podemos ver que vagas a serem preenchidas em alguns países passam por posições superiores e não apenas vagas mais, digamos assim, proletárias.

Vivemos um momento de colocar um foco em suas necessidades, de manter este foco porque só assim será possível realizar-se e encontrar o melhor caminho para o seu crescimento e manutenção de seu emprego ou da disposição de encontrar algo melhor.

Talvez este seja atualmente um dos pontos principais, que é se firmar através de um grande conhecimento que possa ser adquirido com cursos, faculdade e acima de tudo interesse em ler e até se instruir, buscar o autoconhecimento que é gratuito e deve ter um enfoque bem mais claro naquilo que cada um busca. É o momento de amadurecer uma ideia, buscar seus alvos e focar de forma definitiva sonhos que possam ser realizados, mesmo que a duras penas.

Em momentos que a crise surge, a seleção natural é clara. Não entendeu?
É simples, os mais bem preparados estarão sempre ativos, sem desemprego ou sem falta de opções quando isso acontecer. Quem se preparar melhor terá um leque de oportunidades quando precisar se estabelecer em um novo ambiente e por isso volto a frisar o seu networking é importante desde sempre, mas o aprendizado contínuo é de suma importância também, não podemos nunca nos fecharmos em uma redoma de vidro acreditando que se sabe de tudo ou que está preparado para qualquer coisa ou qualquer momento, pois isso é um mito. E só descobrimos que não estamos tão bem preparados exatamente quando esse momento chega.

Então a seleção é feita pelos que mostram preparo e qualidade para absorver o melhor, para destacar habilidades diversas. Se você fica no famoso “empurrar com a barriga” pode estar certo que a seleção vai mostrar no pior momento o quanto você não é necessário e pouco adaptado para novas experiências.

Adaptar-se é saber entender as mudanças, buscar alternativas e mostrar-se pronto a todas as mudanças. Você precisa se reinventar.

Essa é a chave para se manter empregado em um momento que a crise surge, cresce e se mantém por mais tempo.

Observe o quanto você renega novas tarefas e responsabilidades, o que quanto você se acha bom o suficiente quando pode ser ainda melhor. Não caia na armadilha do hábito, do dia-a-dia, da mesmice. Depois que isso acontecer tudo será mais complicado para observar ao seu redor, porque quando cria-se raízes muito profundas é perigoso se tornar cada vez mais obsoleto e sem serventia alguma para seus empregadores.

Então aproveite momentos como esse, mas se mantenha ativo em todas as vertentes e em todos os caminhos possíveis. Mesmo que tudo melhore adiante, não acredite que você está pronto para tudo, acredite que sempre precisa melhorar ainda mais. Levante-se e busque o seu melhor caminho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s