Qual a origem do nome Die Lieden?

Todo blog começa com o anseio de seu proprietário em ter um espaço para escrever e expor seus pensamentos, o Die Leiden não seria diferente nesse sentido. Até o momento expus um pouco de minhas opiniões sobre alguns poucos assuntos e através do facebook, na página criada junto com o blog, apresento mais ideias e outros conteúdos que refletem a minha pessoa e minha forma de pensar, sem e preocupar de fora demasiada na figura de linguagem mais adequada. São postagens e opiniões diretas, explana do sobre assuntos e redigidos de forma as simples e pura possível ara deixar bem claro o que penso, sem me preocupar se quem lê se interessa ou não pelo que estou escrevendo, pois quero mesmo deixar um registro opinativo meu se vai incomodar alguém ou se a manhã visão pode ser vista como ataque a algum órgão, empresa ou pessoa não me preocupa tanto, pois o que eu opino são fatos que estão ocorrendo no mundo neste momento, em alguns casos que trarei em futuras postagens são assuntos que me interessam e que quero escrever sobre, se isso atrai pessoas de mesma opinião ou prontas para ler uma opinião diferente está ótimo para mim.

Enfim, sempre que queremos escolher um nome, o que ajuda é ter fontes de possíveis escolhas e aqui acabei por utilizar o título, ou parte de um no caso, do escritor alemão Johann Wolfgang Goethe. O livro em questão é Os Sofrimentos do Jovem Werther, mas do título em alemão: Die Leiden des Jungen Werther.PROMO

O livro é um dos que inauguraram o romantismo, quando Goethe realizou a grande ruptura com a expressão do desejo pelo impossível e assim criando um dos conceitos-chave do pensamento romântico.

Neste romance, o jovem Werther conta sobre o seu amor impossível por Charlotte – prometida em casamento para outro – ao seu amigo Wilhelm. O final é trágico, quando Werther comete suicídio com um tiro na cabeça. A época o livro influenciou muitos jovens a se vestir como o protagonista e, dizem, causa de muitos suicídios na mesma época.

Os Sofrimentos – pode até parecer um título deveras estranho para um blog do tipo aqui criado, mas não está assim tão distante ao avaliarmos o sentido que trazemos para as postagens, apontando problemas do dia a dia que trazem o sofrimento do mundo moderno causado pelo distanciamento dos relacionamentos, por governos corruptos, pela tecnologia ou ainda por referência a um movimento onde o impossível é o desejo,  assim como o nosso desejo de um mundo diferente se torna uma utopia, um sentimento distante de poder acontecer, por mais que lutemos por um mundo melhor ou mais correto para segundo nosso caminho livre de dogmas, livre do domínio de políticas desavergonhadas voltadas para o bem estará dos dominantes. Como também tenho por metas desenvolver textos sobre escritores, pensadores, filósofos e outros assuntos de meu mais puro interesse, eu acredito que utilizar uma referência clássica e condizente como Goethe no título para o blog vale a pena.

Acredito que assim esteja bem explicado a origem do nome do blog e agradeço por vocês que estão acompanhando as postagens. Em breve tem muito mais….

Johann Wolfgang von Goethe
Johann Wolfgang von Goethe
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s