Maratona de Boston: Pena de Morte para Terrorista Confirmada

Após pouco mais de dois anos, a corte americana de Massachusetts através de juri popular chegou ao veredito de culpado para Dzhokhar Tsarnaev, pela sua participação no ataque terrorista na cidade americana de Boston. Além disso, o mesmo recebeu como pena a confirmação de morte. Desde 1947 a pena de morte não é dada a um preso no estado, mas considerando o ato terrorista foi chegado a este consenso.

Muitos vão considerar que a pena de morte seja algo grave demais para um ser humano, mas se nos colocarmos no lugar das vítimas e sobreviventes desse ato terrorista, não teríamos a mesma visão?
Estando de fora, olhando a distância, muitos podem julgar isso um absurdo que, em pleno século 21,m este tipo de pena ainda encontre defensores, mas se um terrorista como ele, influenciado pelo irmão mais velho ou não (que por sinal morreu enquanto a policia de Boston os caçava), teve o sangue frio de colocar uma mochila com explosivos atrás de um grupo de crianças, por que se deve ter pena por ele ser condenado à morte?

Recebe-se o pagamento na mesma moeda.PROMO

Tanto das explosões durante a maratona, como outras cinco que eles (Dzhokhar e seu irmão) causaram para tentar fugir da policia de Boston, provam que eles tentaram matar quantas pessoas foram possíveis em seu ato e fuga. Calcular um tempo mínimo para cobrir os atos de um jovem de 19 anos, à época do ataque, e deixá-loo na cadeia para o resto de sua vida é o mesmo que condenar até a morte, mas que estando preso ainda poderia ter uma chance de fugir e voltar a matar.

Os defensores dos direitos humanos e dos que acham a pena de morte um exagero do sistema judiciário mundial (lembremos das reações de muitos órgãos nacionais e internacionais sobre as execuções realizadas na Indonésia a pouco tempo) são justas e tem suas visões a serem consideradas, mas será que preservar a vida de uma pessoa que em pouco tempo de existência tirou mais vidas do que seu tempo de existência merece esse perdão?

Será que existe algum sistema carcerário que consiga salvar a visão de algum preso de verdade? Será que existe algum traficante, assassino, serial killer, terrorista, assaltante que na primeira oportunidade não volte a atentar contra a vida de um inocente?? Ser vítima de qualquer um desses e sair vivo é uma grande sorte, então por quê salvar a vida deles mantendo vivos dentro de um sistema que só gera custos para o estado?

Momento de uma das explosões.
Momento de uma das explosões.

Uma pessoa que tira a vida de alguém raramente vai se arrepender disso, pelo menos de forma sincera e mesmo se diga arrependido nunca irá compensar o suficiente para que a vida de quem ele matou retorne – que o diga parentes de vítimas.

Esse será mais um caso a se comentar muito ainda nos próximos dias/semanas com toda a certeza.

Até que Dzhokhar Tsarnaev tenha sua vida tirada pela justiça americana passará um bom tempo ainda, é um processo lento e demorado até que se chegue ao momento exato de sua realização, considerando tantos outros casos que estão na fila para responder pela pena de morte. A questão de Dzhokhar Tsarnaev é que não existe dúvidas de sua responsabilidade nos atos terroristas e por isso ele pode pular a fila de espera, antes até do que muitos pensem ser possível.

Ele não teve ressentimentos pelos seus atos, antes de cometer os mesmos, e merece a pena que foi atribuída à ele. Pessoalmente espero que receba a pena final o mais breve possível.

Dzhokhar Tsarnaev no momento de sua prisão
Dzhokhar Tsarnaev no momento de sua prisão

Abaixo algumas fotos do ataque terrorista, para não se esquecer o que um condenado à morte fez por merecer.PROMO

PROMO

TOPSHOTS - A video grab shows the victims of one of the blasts at the finish line of the Marathon in Boston, Massachusetts on April, 15, 2013. At least two people were killed and 23 others wounded when two explosions struck near the finish line of the Boston Marathon, sparking scenes of panic, police said.    TOPSHOTS / AFP PHOTO / Marc Hagopian / AFPTV

PROMO

PROMO

Still image taken from video courtesy of NBC shows an explosion at the Boston Marathon, April 15, 2013. Two explosions struck the marathon as runners crossed the finish line on Monday, witnesses said, injuring an unknown number of people on what is ordinarily a festive day in the city. REUTERS/NBC/Handout (UNITED STATES - Tags: CRIME LAW SPORT ATHLETICS CIVIL UNREST TPX IMAGES OF THE DAY) FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY. IT IS DISTRIBUTED, EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. NO ARCHIVES. CNN OUT. AOL OUT. YAHOO OUT. MASSACHUSETTS MEDIA MARKET WEBSITES OUT USA-BOSTON MARATHON/BLAST

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s